O Grupo Vega, formado pelas empresas Sementes Estrela e Futura Agrícola, recebeu o Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PSG), na categoria indústria, com a classificação máxima, a diamante.
A primeira edição da premiação foi realizada no dia 21 de fevereiro, em Erechim. A iniciativa da AVS Comunicações e AKVO ESG reconhece organizações gaúchas por suas práticas em sustentabilidade nos setores de indústria, comércio e serviços.
“Este prêmio é a comprovação de que a empresa vivencia práticas de sustentabilidade e todos os nossos colaboradores fazem parte deste processo. Este reconhecimento atesta que estamos no caminho certo”, afirma o presidente do Grupo Vega, Efraim Fischmann.
Critérios
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o PGS avalia empresas com base em 20 critérios temáticos nos eixos de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).
Com avaliações rigorosas e um evento anual de premiação, o PGS incentiva iniciativas que transformam negócios e fortalecem a comunidade, promovendo um futuro mais verde e próspero.
Para estar classificado como diamante, a empresa precisa atingir entre 81 e 100 pontos. O Grupo Vega atingiu a pontuação 83,67. “A pontuação alcançada reflete o compromisso institucional com a responsabilidade socioambiental e alavanca uma estratégia assertiva de diminuição de riscos. Sem dúvida, os frutos já estão sendo colhidos”, declara o diretor de estratégia da AKVO, Jean Budke.
As empresas recebem um diagnóstico detalhado e um Selo de Sustentabilidade, promovendo reconhecimento e ampliando suas oportunidades de negócio.
Comitê ESG
Contribuir para o desenvolvimento sustentável é um compromisso do Grupo Vega, por isso, desde 2022, temos um Comitê ESG - sigla que se refere aos aspectos ambiental, social e de governança adotados na gestão - bastante atuante. O time conduz iniciativas que abrangem múltiplas áreas e demonstram um compromisso genuíno com a responsabilidade corporativa.